Sunday, September 24, 2006

Os não-lugares de Marc Augé

"(...) Os não-lugares são todavia a medida da época; medida quantificável e que poderíamos tomar adicionando, ao preço de algumas conversões entre superfície, volume e distância, as vias aéreas, ferroviárias, das autoestradas e os habitáculos móveis ditos 'meios de transporte' (aviões, comboios, autocarros), os aeroportos, as gares e as estações aeroespaciais, as grandes cadeias de hotéis, os parques de recreio, e as grandes superfícies da distribuição, a meada complexa, enfim, das redes de cabos ou sem fios que mobilizam o espaço extra-terrestre em benefício de uma comunidade tão estranha que muitas vezes mais não faz do que pôr o indivíduo em contacto com uma outra imagem de si próprio.
(...)
O espaço do não-lugar não cria nem identidade singular, nem relação, mas solidão e semelhança."

AUGÉ, Marc, Não-lugares, 90 Graus Editora, 2005

Começo (again!)

Ainda não tenho a certeza se vou conseguir ir para a frente com este blog. Os blogs ocupam muito tempo e por vezes tomam rumos que nem sempre são os melhores. O ideal para mim, seria um blog só meu, que ninguém conhecesse e que todos os leitores fossem desconhecidos.
Era essa a minha ideia, mas ainda não tive coragem. O facto de eu saber que alguém vai ler o que escrevo e que, muito provavelmente, esse alguém me conhece, influencia-me negativamente, quer na escolha dos temas, quer na sua abordagem. Vou ver se consigo ultrapassar isso... sem pressas!