Thursday, November 23, 2006

Caracol

fotografia de francesco ravioli

Thursday, November 16, 2006

Amadeo e amigos na Gulbenkian!


Estou muito contente. A Fundação Calouste Gulbenkian abriu uma exposição sobre aquele que é, no meu entender, o maior pintor português do século XX, Amadeo de Souza-Cardoso.

A exposição chama-se "Diálogo de Vanguardas" e apresenta cerca de 260 obras, das quais 190 são pinturas e desenhos de Amadeo e, as restantes, são obras de 36 artistas contemporâneos do artista português, tais como Picasso, Brancusi, Modigliani, Malévitch, Sonia e Robert Delaunay, Kokoschka, Albert Gleizes, Alexej Jawlensky, August Macke e Olga Rozanova.

A exposição estará aberta ao público entre 15 de Novembro e 14 de Janeiro de 2007, de terça a domingo entre as 10 e as 18 horas. Novidade será a abertura ao público às sextas-feiras à noite, entre as 18 e as 24 horas.

Todos os domingos há visitas temáticas relacionadas com a obra do pintor, já para não falar um vastíssimo leque de iniciativas que a Gulbenkian vai realizar, para todas as idades.



Lisboa, Av. de Berna, Edifício Sede da FCG, Piso 0 e 01.
Metro: Praça de Espanha.

Informações disponíveis em www.gulbenkian.pt

Assaltos

Ultimamente tenho andado muito preocupado com os assaltos.
A um amigo meu, assaltaram-lhe o carro dentro da faculdade, para lhe roubarem o rádio. Este acontecimento levou-me a pensar que, afinal, não era eu que era paranóico com os assaltos, guardando sempre o rádio antes de sair do meu 4L, os assaltos existem mesmo.
Há poucos dias, um casal de alemães que vive em Birre, dormia enquanto os ladrões entraram na sua casa (que ainda por cima é uma moradia com vedação), pegaram nos bens mais valiosos (como sistemas de som, televisores, etc.) e fugiram, roubando à saída o carro do casal. Estou a falar de uma rua que não tem casas isoladas e de um casal que se encontrava a dormir no 1º andar, enquanto lhes levaram tudo no andar de baixo. EM PORTUGAL. EM CASCAIS.
Já me entraram em casa e felizmente não levaram nada, graças ao alarme, mas não estava ninguém em casa.
Que aconteceria, se um dos membros do casal alemão tivesse acordado e descido as escadas, apanhando em flagrante os ladrões? Teriam os ladrões partido para a violência? Estariam armados? Que pessoa é que assalta uma casa habitada, sem ter uma arma para se defender no caso de alguém acordar?

Wednesday, November 01, 2006