Saturday, March 31, 2007

estado de espírito hoje #7

Música: Wonderful World - James Morrison
Música #2: What Goes Around Comes Around - Justin Timberlake
Música #3: Fast Car - Tracy Chapman
Música #4: Grace Kelly - Mica
CD's: James Morrison - Undiscovered; Tracy Chapman - Tracy Chapman
Lugar: barco
Estado de espírito: calmo
Alegria: pensar que estou quase de férias
Não consigo parar de pensar: em arquitectura!
Ídolo do momento: Luiz Villas-Boas
De boca aberta: com a o fantástico espaço que é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa (junto à Av. Duque de Loulé), do arq. Teotónio Pereira
Lendo: "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez;
Quero ir ver: Exposição "Cartier", na Fundação Calouste Gulbenkian
Maravilha: Museu de Arte Antiga
Pensamento: "E você é dono do seu banco?", acho que, em Portugal, apenas a família Espírito Santo é dona do seu banco... e não é o Montepio.

Thursday, March 01, 2007

fantástico maravilhoso: jardim da Gulbenkian

Quanto mais o conheço, mais gosto dele, o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, é um autêntico paraíso que marca a sua posição e que faz a diferença numa das zonas mais movimentadas e poluídas da capital.
Projectado pelo Arq. Gonçalo Ribeiro Telles (autor, também, do projecto de requalificação que está em curso), este jardim está pensado até ao mais ínfimo pormenor. A enorme variedade de espécies de plantas, muitas delas pouco ou nada comuns no nosso país, que possui faz com que, quando o percorremos, nos sintamos noutro lugar indefinido do mundo, bem distante de Lisboa. Um sítio harmonioso, sossegado, que tem uma luz e cor especiais, formadas por centenas de tonalidades de verde e castanho.
Os caminhos, formados por sucessões de lajes quadradas e rectangulares de betão, estão harmoniosamente bem integrados na paisagem e fazem com que nos apeteça explorar todos os metros quadrados deste lugar.
As esculturas de grandes escultores da história mundial da arte, que pontuam os percursos deste jardim, são uma importante mais valia e o pequeno rio que o atravessa, dá-lhe um ritmo calmo, muito próprio.
Um sítio que vale a pena visitar e repetir infinitamente.Fantástico maravilhoso.