Thursday, February 22, 2007

A beleza (física)

O conceito de beleza física é algo que varia de acordo com as épocas (e os seus respectivos contextos) e com o gosto de cada um.Há quem só goste de ter relacionamentos amorosos com pessoas que, são consideradas belas, pela sociedade em geral. Podem falhar um pouco no que diz respeito à inteligência, ter uma maneira de ser complicada, ser pouco educadas ou pouco cultas, mas têm de ser lindas. E estas pessoas que descrevi existem, não são meras personagens super abstractas e raras que só servem para ilustrar os nossos pensamentos moralistas. Eu conheço algumas. Penso que fazem questão de apenas namorar com pessoas belas, para serem admirados pela sociedade ou para se admirarem a si próprios, como sendo alguém superior, que conseguiu aquilo que só pessoas privilegiadas e que têm atributos fantásticos o conseguem.
Não vou ser hipócrita dizendo que não ligo nenhuma à beleza física, claro que a beleza física é logo o primeiro factor que me chama a atenção quando olho para alguém, mas é preciso bem mais para largar tudo por essa pessoa. É preciso conhecer, perceber se a pessoa é realmente uma pessoa interessante. E depois, há o famoso provérbio que diz que “quem feio ama bonito lhe parece”, que é uma das maiores verdades de sempre. Pessoalmente, não consigo investir numa relação séria com uma rapariga que eu ache feia. Até pode ser considerada pelos outros, uma rapariga “gira”, mas eu olhar para ela e ver uma rapariga feia, em que se destacam uma série de defeitos. E o contrário também pode acontecer, achar lindíssima, uma rapariga que não chama a atenção ao comum dos mortais.
Não nos podemos deixar afectar muito por primeiras impressões acerca da beleza física de alguém, ou pela opinião geral acerca da sua beleza. Temos é de, no fundo, conhecer a pessoa e, chegar à nossa própria conclusão, até porque, a beleza é (quase) sempre algo efémero.
Será que conseguimos ser felizes só porque nos vemos a nós próprios como alguém que pertence a uma elite, “uma pessoa que ‘anda’ com alguém belo”? Serei demasiado conservador ao pensar que não?

2 comments:

Maria Carvalho said...

O primeiro impacto é o olhar, claro. O mais importante vem a seguir...os conceitos de beleza variam de pessoa para pessoa. Sempre me estive nas tintas para o que os outros acham ou pensam. Quem eu amo é sempre belo! Beijos para ti. Bom fim de semana.

Anonymous said...

bravo! [com entoação afrancesada]